domingo, 25 de abril de 2010

O último templário

A primeira série que será tratada no blog, na verdade é uma mini-série: O último templário.Então vamos à análise:


Livros de sucessos geralmente se tornam ou mini-séries ou filmes, e não é diferente com The last templar, obra de Raymond Khoury( escritor também de Sanctuary e roteirista de algumas mini-séries da BBC), esse best –seller acabou virando uma mini-série em dois episódios. Com um elenco cheio de estrelas como Mira Sorvino( Poderosa Afrodite), Victor Garber( Alias), Omar Sharif( dispensa apresentações), Scott Foley ( The Unit).
A história começa quando quatro cavaleiros, vestidos como templários, invadem uma exposição do Vaticano e rouba vários itens, entre eles um misterioso decodificador medieval, esse fato faz a arqueóloga Tess Chaykin e o agente do FBI, Reilly travarem uma corrida mortal em busca dos segredos por trás desse roubo. Beira muito ao irrealismo, a segurança fraca, a facilidade com que os homens conseguem entrar e sair do vaticano impressiona, e o ato corajoso da arqueóloga, lembra Indiana Jones, mas para evitar spoillers vou tentar não contar o que acontece após isso,
Nota-se muita semelhança entre essa estória e “ O código Da Vinci”, trabalhando em cima dos mistérios da igreja, suas sociedades secretas, os templários, esse o grande foco da mini-série, já que os protagonistas querem descobrir sobre a carga de um navio dos templários e realmente esse é o trama central. Templários, aliás, que desperta cada vez mais curiosidades das pessoas, tanto é que geralmente livros com esse tema vendem muito, esse mesmo vendeu mais de 200 mil cópias. E também a questão religiosa, a fé entra muito em questão, afinal a fé seria uma perda de tempo ou seria a salvação? Os personagens principais são: um movido pela fé outro pela ciência. Clichê? Sim, mas que agrada aos telespectadores.
Analisando agora a mini-série em geral, dizer que foi um sucesso, sem erros, é mentir na cara dura, ela tem seus defeitos claro, nada é perfeito, tem muitos clichês e forçadas de barra que agradam o escritor por tornar o caminho mais fácil para uma solução. Mas é uma aventura muito interessante, são 2 horas e meia investidas em algo que vai te entreter e fazer você pensar em vários assuntos relacionados à igreja católica e até onde ela chegou. Com o reforço do elenco o que era bom ficou melhor, a interpretação de Mira Sorvino é realmente digna de cinema, não esperaria menos de uma atriz vencedora do Oscar. Victor Garber sempre competente, incrível como ele consegue entrar em um personagem de forma tão fácil( quem viu Alias, Justice, Eli Stone sabe do que estou falando), Omar Shariff apesar de entrar já na parte final, nos brinda com mais um show de interpretação, cada palavra dele é realmente inspiradora, um artista que atualmente pouco se vê. Enfim, uma mini-série que agradará muitos e não será uma perda de tempo, totalmente recomendada.

Um comentário:

  1. Vou querer assistir essa, adoro séries e gosto muito de ficção, essa série promete ser interessante. Indico tbm Band of Brothers que ainda não assisti tudo mas jah vi a primeira temporada e é muito bom!!!
    Mas pra mim, as duas melhores séries que assisto é sem dúvida, Arquivo X e Supernatural. abs

    ResponderExcluir