terça-feira, 4 de maio de 2010

Séries, muito mais que diversão

Muitas vezes quando estamos vendo uma série, sempre ouvimos algum amigo ou parente reclamar “ Ah para de perder seu tempo com isso, enlatado, não vai acrescentar nada”, pura conversa... Uma série possui e nos traz mais conhecimento que qualquer novela brasileira( sempre que reclamam da série, falam da novela), afinal existem milhões de temas abordados em séries que nos levam as pesquisas.
Um exemplo clássico e talvez uma das séries que mais nos traz conhecimento, desperta dúvidas e faz aquela aula chata de física ficar fascinante é Lost, incrível como ela consegue mexer com nossos sentidos, nos levar e trazer no tempo, trocadilho com nomes, como Faraday, afinal quem antes pesquisou sobre Faraday? Um famoso físico e químico. Só mesmo Lost para nos fazer interessar por assuntos desse ramo da ciência.
E não para apenas em Lost não, temos outras séries que nos dão um conhecimento histórico, como Rome, que mostra a Roma antiga como nenhuma outra série jamais mostrou, o conteúdo dessa série é tão interessante e profissional que poderia ser usado em aulas de História sem problema algum (aliás, seria até melhor aprender sobre a Roma vendo Rome, do que com aquelas explicações longas e cansativas dos professores). Outra série, na verdade uma mini-série, é sobre Saddam Hussein, The House of Saddam, que retrata desde a ascendência do ex-ditador a presidência até o seu fim, com a Guerra do Iraque, contexto histórico não falta.
Fringe, CSI, Eleventh Hour, aprofunda nosso conhecimento científico, pois cada assunto é bem explicado e detalhado na série, logicamente que CSI é a mais “fiel” a verdade, visto que Fringe tem muito mais teorias do que fatos, todavia serve muito como material de estudo.
The Mentalist, Lie to me, nos desperta a curiosidade no campo da psicologia, mentiras, verdades, quando, como, onde, por que, sempre buscamos entender as pessoas, e essas duas séries expõem isso, a capacidade de pessoas analisarem as pessoas, através de gestos e ações descobrir quando mentem, quando tem medo, escondem algo, enfim é sensacional, você fica atento aos detalhes após ver alguns episódios dessas séries.
Greys Anatomy, ER, House nos aproximam mais da área médica, muitos termos, conceitos que antes jamais pensaríamos a respeito torna-se rotina vendo essas séries, muitas vezes vamos ao médico já com várias teorias sobre o que temos apenas por ter visto sintomas semelhantes em determinados episódios da série.
Até Monk nos desperta a curiosidade e nos acrescenta conhecimento, afinal quem não pesquisou sobre o TOC( Transtorno obsessivo compulsivo) após assistir alguns episódios de Monk? Mesmo tratando de forma cômica o assunto é sério e não apenas esquisitices do personagem.
Existem várias outras séries que abordam vários outros assuntos que vimos ou veremos na escola, faculdade, vida cotidiana, citei apenas alguns exemplos, até como ajuda para aqueles que querem discutir/dialogar com quem reclama do nosso “vício” em seriados. Séries também é conhecimento e aprender com diversão é melhor ainda.

2 comentários:

  1. Com toda a certeza todos os seriados nos levam a pensar em diversos assuntos, seja em maior ou menor escala.

    ResponderExcluir
  2. Lucas, adoro series assim como você, das que voce citou a minha preferida é Greys Anatomy, amooo! Todas as series que acompanho, fico viciada de imediato, e ai procuro pesquisar sobre tudo, é fascinante... parabéns pelo blog, abortar esse tema nao é facil pois exige muita pesquisa, mas vale a pena, pois é delicioso ler sobre as series que gostamos.

    ResponderExcluir