quinta-feira, 29 de abril de 2010

Séries de comédia, declínio?

Um dos gêneros favoritos de todo mundo que ama série, comédia, hoje não se encontra com opções de altíssimo nível, isso se levarmos em conta que nos anos 80/90 e começo dos anos 2000, tivemos o ápice da comédia com séries como Seinfeld, Married with children, Friends, Frasier, Will and Grace, Happy Days, That 70s show, Curb your entusiasm. Eram comédias de altíssimo nível que o telespectador se prendia aos personagens, e quando chegava ao fim, muitos até choravam, pois não mais veriam aqueles que os fizeram rir por tantos anos, pelo menos não no mesmo personagem, não naquele em que acostumaram a ver.
Seinfeld, com seu estilo inovador de narrar a vida, os problemas, as aventuras, alegrias, tristezas, bagunça, do jeito que era o personagem Seinfeld, uma série que todo fã do gênero conhece. Com certeza todos até hoje ficam super animados quando lêem em jornais que Seinfeld está em algum projeto e pode voltar a alguma série. Ele é uma exceção, Seinfeld é Seinfeld, pode voltar numa série totalmente diferente que o fã assistirá e amará da mesma maneira.
Friends já é complicado, ninguém quer ver Aniston, interpretando outra que não a Rachel, e nem outro personagem, porque o que eles gostaram da série foi dela, da personagem, da história da personagem mais até do que da atriz que a fez. Talvez( muitos não tem dúvidas) a melhor série de todos os tempos, Friends marcou geração, com seu estilo de mostrar as aventuras e desventuras de uma turma de amigos. Fez fãs chorarem quando chegou ao seu fim.
Poderia citar outras milhares de séries de “antigamente” que marcou, que você assiste 1, 2, 3, 4, 5 vezes e continua com a mesma emoção, o mesmo sentimento, foram séries incríveis, mas relatei tudo isso, para chegar a seguinte questão: Hoje as séries de comédia, tem a qualidade de outrora?
Uma pergunta que quem não assistiu séries antigas não saberia responder, quem acompanhou as citadas já teria uma melhor resposta. Através da magia da internet, podemos nós mesmos elaborar uma resposta, assistindo várias das citadas( aliás algumas todas temporadas e até hoje triste porque algumas chegaram ao fim), percebemos que o motivo de 6 em cada 10 novas séries de comédia serem cancelada antes do fim da primeira temporada é exatamente a inevitável comparação, com roteiro, interpretação das séries mais antigas. Atualmente as séries mais bem sucedidas do gênero “ para rir” são: The Office, How i met your mother( que sempre corre sérios riscos de cancelamento, mas é um fenômeno na internet), a série da ex-Seinfeld, Elaine, The New Adventures of old Christine( boa, mas não se aproxima do que ela representou em Seinfeld) e a mais premiada, com elenco estelar( mas que nunca me prendeu como Seinfeld ou Friends) 30 Rock.
Essas 3 apesar de fazerem muito sucesso e terem ótimos atores, não consegue me agradar como uma mais antiga, o humor mais original de antigamente. Esse pode ser um motivo que faça que essas séries passem e não “marquem”, ou seja, que faça sucesso hoje e amanhã ninguém lembra, a famosa “ modinha”, o que me faz volta ao começo, que não encontramos opções de altíssimo nível.
Em 2007/2008, tivemos muitas séries que prometiam, como Unhitched, The Return Jezebel James, que sequer ganharam temporada completa, sequer chegaram a 10 episódios, um fracasso total, e muitas outras entraram o ano também nesse ritmo, promessas... Recentemente acompanhei Worst Week, uma série totalmente sem noção, um humor forçado, não é difícil rir acompanhando a série, mas o riso, não é do ocorrido e sim do impossível, a situação impossível acontecendo, totalmente forçada, irreal.
Realmente não é fácil achar hoje séries do gênero comédia de alto nível, enquanto o gênero policial cresce assustadoramente, cada vez com séries de alto nível, comédia parece ir no sentido oposto, talvez seja porque sou exigente demais e gostaria de uma série que me marcasse pelo menos 50% do que marcou Seinfeld, Married with Children, Friends... Bons tempos aqueles...

3 comentários:

  1. Saudoso Al Band, Só mesmo um perito em classicos ou um pai de família entenderia esse personagem.
    Inconparável e Inigualável. Assim descreveria Married With Children. Muito boa a séria até hoje assisto e mato a saudade qndo posso... infelismento na atualidade as séries de comédia deixam muito a desejar.

    ResponderExcluir
  2. Eu também tenho achado que os sitcons antigos são bem mais interessantes que os atuais, principalmente Friends. Num sei se é saudosismo da minha parte.
    Lucas, se eu fosse você dava uma olhada na nova leva de seriados que começaram nessa temporada, tenho acompanhado muitos deles como Modern Family, Community, Cougar Town e The Middle. Talvez você goste de algum.
    E eu também vi Worst Week, se bem que acho que isso deveria ser motivo de vergonha.

    ResponderExcluir